Salve !
E é com estas palavras que eu abro este post: "Urbana Legio Omni Vincit" - que do latim significa "Legião Urbana vence a tudo". Hoje completam-se 15 anos que perdemos Renato Russo e eu não poderia deixar de render minhas homenagens ao poeta da minha geração.
O primeiro disco do Legião que tive acesso foi o "Dois", que meu pai havia ganho de amigo secreto. E foi uma revolução na minha cabeça de 11 anos. Eu o ouvia sem parar, buscando sentido naquelas letras ainda estranhas para mim.
A sintetização de histórias, vidas e declarações em músicas de três a oito minutos é uma dádiva de poucos músicos e Renato Russo usava este dom de forma incrível. Você escuta a música e enxerga a história.
Outro fator peculiar da Legião Urbana é que ou você ama ou você ou você odeia. Pelo menos eu não conheço ninguém que diga "Ah eu gosto MAIS OU MENOS de Legião". É sempre "Gosto pra caraleo" ou "Não, acho chato pacas" ou coisas assim.
Como o próprio Renato Russo cantou "(...) Os bons morrem jovens (...)", para mim ele também foi cedo demais. Ainda que infelizmente, isto serviu para deixá-lo eterno. Segue aqui uma das músicas que mais gosto do Legião - "Giz" - e outra a qual todos deveríamos cantar o refrão todos os dias.
Urbana Legio Omni Vincit
É isso aí... a idéia é essa !
Alfredo
Os Impublicáveis
Um comentário:
Primeira banda da minha vida...
Postar um comentário