Procurando algo?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Urbana Legio Omni Vincit

Salve !

E é com estas palavras que eu abro este post: "Urbana Legio Omni Vincit" - que do latim significa "Legião Urbana vence a tudo". Hoje completam-se 15 anos que perdemos Renato Russo e eu não poderia deixar de render minhas homenagens ao poeta da minha geração.

O primeiro disco do Legião que tive acesso foi o "Dois", que meu pai havia ganho de amigo secreto. E foi uma revolução na minha cabeça de 11 anos. Eu o ouvia sem parar, buscando sentido naquelas letras ainda estranhas para mim.

A sintetização de histórias, vidas e declarações em músicas de três a oito minutos é uma dádiva de poucos músicos e Renato Russo usava este dom de forma incrível. Você escuta a música e enxerga a história.

Outro fator peculiar da Legião Urbana é que ou você ama ou você ou você odeia. Pelo menos eu não conheço ninguém que diga "Ah eu gosto MAIS OU MENOS de Legião". É sempre "Gosto pra caraleo" ou "Não, acho chato pacas" ou coisas assim.

Como o próprio Renato Russo cantou "(...) Os bons morrem jovens (...)", para mim ele também foi cedo demais. Ainda que infelizmente, isto serviu para deixá-lo eterno. Segue aqui uma das músicas que mais gosto do Legião - "Giz" - e outra a qual todos deveríamos cantar o refrão todos os dias.




Urbana Legio Omni Vincit

É isso aí... a idéia é essa !

Alfredo
Os Impublicáveis

Um comentário:

Douglas R. L. disse...

Primeira banda da minha vida...