Procurando algo?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Guitarra de alumínio

Salve !

Quando vi a revista, que não tem nada a ver com música, estampando na capa uma guitarra linda, fiquei louco para saber do que se tratava. Minha surpresa foi maior do que eu mesmo esperava. Segue a idéia :  

"A fabricante de instrumentos musicais norte-americana Normandy Guitar, de Salem, estado de Oregon, substituiu as madeiras nobres pelo alumínio na construção de suas guitarras. A proposta partiu do próprio fundador da empresa por razões puramente estéticas.

Os timbres produzidos pela guitarra de alumínio (amostras podem ser ouvidas no site do fabricante: www.normandyguitars.com) são característicos do tipo de instrumento que é: um modelo semi-acústico archtop (de topo arqueado), um dos dos conceitos mais antigos de guitarra elétrica, derivado dos violões eletrificados, fabricado desde os anos 40 e bastante popular entre músicos de jazz, blues e country.

“Todos os que vêem a guitarra acham que ela vai soar metálica ou algo parecido. Eu também achava, antes de começar a fabricá-las, mas isso não acontece”, afirma Jim Normandy, músico e dono da empresa. Os sons produzidos pelo instrumento são “suaves” e “quentes”, na descrição de Normandy. Ele afirma que o corpo de alumínio oferece até mesmo uma vantagem em relação aos de madeira: o elevado sustain.

A criação do instrumento teve início nos anos 90, quando Normandy pensou nesta idéia para uso próprio, visando obter um resultado visual diferente.Vários tipos e espessuras de alumínio foram testadas, sempre levando em consideração o fator da resistência mecânica, que deveria ser suficiente para suportar a tensão das cordas.

A montagem leva entre 15 e20 horas, sob um processo minucioso de cortes a laser e programas avançados para compor a estrutura interna.  O instrumento é fabricado em série pela Zephyr Engineering, em lotes de 50 unidades/mês. O preço para o consumidor na EUA varia entre USD 1900,00 e USD 2600,00, valor comparável ao de modelos de madeira semelhantes com preço intermediário, produzidos pelas principais marcas norte-americanas."

Vale muito a pena entrar no site e fuçar, pois lá tem todas as especificações da guitarra, que tem vários modelos. E eles fabricam baixos de alumínio também. Doidera !

Fonte: Revista Corte & Conformação de Metais
Aranda Editora - Ano V - Nº 58 - Fevereiro de 2010
Adaptado por Alfredo Dietrich

É isso aí... a idéia é essa !

Alfredo
Os Impublicáveis

Um comentário:

Anônimo disse...

qual é peso dessa quitarra