Procurando algo?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O QUE É QUE O ROCK TEM ??


Esse post foi feito direcionado a você que curte o bom e velho Rock n’ Roll e, em determinados momentos, já se pegou a pensar, questionar, ou pôr em pauta a relação de amor verdadeiro que temos com esse ritmo tão alucinante e voraz. Com certeza já o fez, mas aposto que nunca chegaremos a uma resposta concisa.
Pois estava eu em minha humilde residência, mais precisamente no meu modesto quarto de dormir, entoando alguns acordes ao violão, quando me veio a pergunta: o que é que o Rock tem, que os outros estilos musicais não têm? Foi daí que me surgiram algumas possíveis análises:

Você, algum dia já viu um cantor sertanejo desafinar no meio de um show, perceber o delírio da galera, que mesmo com a semi-tonada, balança a cabeça e agita incessantemente, continuar desafinando de propósito, só que mais alto e rouco para no final da música ainda receber uma gigantesca salva de palmas e assovios de aprovação?

Conhece alguma letra do Calypso que foi vetada pela censura?

Que outro estilo, senão o Rock, carrega a liberdade corporal que este ritmo proporciona ao seu amante no momento em que a música toca, colocando as pessoas a “dançar” de um jeito próprio, exclusivo?

Por acaso já teve a oportunidade de presenciar um grupo de pagode que o músico simplesmente investe ao chão de joelhos, fazendo malabarismo nas cordas do cavaco, para logo em seguida pegar o instrumento pelo braço, quebrar e atear fogo, como se fosse um mero graveto sem valor?

E por que não citar também a natureza transcendente e atemporal do Rock, a qual atravessa as décadas desde a sua concepção sem perder a majestade, e o progressivo crescimento dos seus seguidores, geração após geração, mesmo em meio ao lixo musical que a mídia e a moda insistem em nos querer empurrar goela abaixo, mas sem obter êxito em relação a nós, irmãos pelo Rock?

Bem, estas foram algumas hipóteses que levantei. Elas são despretensiosas e subjetivas, mas com a convicção de que cada um de vocês poderia me ajudar e, por consequência, nos ajudar a explorar essa dúvida persistente. Então digam aí pro mundo: O que é que o Rock tem, e os outros não têm?

Junior
Os Impublicáveis

2 comentários:

Eduardo R. Schmitz disse...

Tem um monte de barulho em harmonia! E é o único som que tem o poder de me acalmar e me agitar.

Anônimo disse...

É uma mistura de adrenalina com extase