Procurando algo?

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Guitar Hero e Rock Band...

Salve !

Recebi do Fronza este texto, por e-mail, e achei bacana divulgá-lo aqui. Opiniões de Jack White e Jimi Page a respeito dos games Guitar Hero e Rock Band:

"Segundo a NME, durante uma coletiva de imprensa para divulgar o documentário It Might Get Loud, em Los Angeles, os guitarristas Jack White e Jimmy Page botaram a boca em jogos como Guitar Hero e Rock Band, alegando que não só é impossível aprender a tocar decentemente com os games como não é a experiência mais aconselhável para vivenciar a música.


O ícone do Led Zeppelin, o mais indignado, disse que é simplificar demais uma habilidade que poucas pessoas realmente têm. "Você pensa naquele trecho de bateria que John Bonham toca em 'Good Times Bad Times', do primeiro álbum do Zeppelin... Quantos bateristas no mundo realmente conseguem tocar aquilo? Ainda mais em uma mera manhã de Natal?".


O guitarrista e vocalista do White Stripes foi um pouco mais comedido: "É deprimente ter que ouvir uma empresa dizendo que Guitar Hero é como a molecada está aprendendo e vivenciando música. De qualquer maneira, não sou eu quem determina de que forma as pessoas devem ter acesso à música, mas se você tem que jogar para estar na frente de seus ídolos, isso é um pouco triste".


It Might Get Loud, filme dirigido por Davis Guggenheim (Uma Verdade Inconveniente) mostra a relação entre o instrumento e três grandes guitarristas: além de Page e White, The Edge, do U2.

Durante o documentário, os músicos falam da carreira, contam histórias relacionadas à guitarra e tocam clássicos uns dos outros. O produtor do filme, Thomas Tull, falou à Uncut sobre a experiência e a escolha dos músicos: "Nenhum filme que vi capta o que há de tão transcendental na guitarra. Por que este instrumento em particular é o símbolo do rock? Queríamos músicos com ouvidos diferentes, diferentes estilos e 'pegadas'". Para saber mais sobre o filme, visite o site oficial."


Fonte: Omelete


E vocês, o que acham ?

Gostaríamos de saber a opinião de vocês.


É isso aí... a idéia é essa !


Alfredo

Os Impublicáveis





5 comentários:

Eduardo R. Schmitz disse...

já que o semestre tá acabando... não tem mais aulas para discutir... então vamos usurpar a discussão do texto.

Situação particular: sempre curti rock, pop rock, heavy metal, punk rock e derivados. Toco meu violãozinho e minha guitarrinha há um ano, e no comecinho deste ano conheci o Guitar Rage (um genérico do guitar hero para computador).
É divertido? É.
As músicas são boas? São.
Sinto-me o Jimi Hendrix tocando? Não.
Mas conheci vários clássicos, e outros nem tanto, muito bons!!

Agora para um ser acéfalo, vindo das trevas...
1°: talvez seja uma luz no fim do túnel. Um sinal de que não vamos chegar ao fim dos tempos ouvindo Shakira e Beyonce.
2°: talvez seja simplesmente um modismo... logo acham algum outro instrumento... ou um outro estilo.

Porque não tem coisa pior do que alguém que não gosta/entende de rock, falando/discutindo de rock.

Bom... acho que me perdi do assunto.

Entretanto, se alguém concordar, ou preferencialmente discordar, façam essa postagem render comentários!! Para bombar o Blog!!

Junior - Os Impublicáveis disse...

Pra ser franco, eu nunca joguei. Mas sempre ficou a curiosidade de experimentar, por eu ser tanto um amante da música como do mundo dos games.
Acredito que pra quem é leigo em música ou, no domínio de algum instrumento, é natural rolar uma "pira" desse tipo, pensar ser o Vai ou o Slash da vida.. mas quem tem um pezinho dentro do universo musical, sem tirar o outro do chão, saberá separar muito bem o virtual do real, o joio do trigo, e "por aí vai, a idéia é essa" como como costuma se expressar Alfredo, nosso ilustre companheiro impublicável.

Alfredo - Os Impublicáveis disse...

heheh... pois é, também vou dar meu pitaco aqui! - Também nunca joguei e, para ser honesto, nunca entendi bem como se joga esses games aí.. sou do tempo do Odissey, do Atari.. hehehhhe !!!

Mas, enfim, vi o trailer do Rock Band dos Beatles e, putz grila, a imagem e as músicas tocando são fascinantes, não posso negar! - Momentos marcantes da banda, trejeitos de cada um... sensacional!

Já didaticamente falando, no que tange ao jogo ensinar a tocar um instrumento, acredito ser totalmente ineficaz. Pode, sim, incentivar o jogador casual a querer aprender um instrumento, mas o jogo, por si só, não faz milagre.

Ao menos tem música boa também no mundo dos games !

É isso aí... minha idéia é essa !

Alfredo
Os Impublicáveis

Eduardo R. Schmitz disse...

deixe-me adicionar uma observação:

os jogos trazem músicas excelentes.
em alguns momentos, os movimentos para realizar os "acordes" não são nada reais, o que não deixa os jogos menos empolgantes. Para algumas músicas certas dificuldades dão um nó nos dedos de guitarristas experientes!!


fica a dica: para quem é pobre como eu, eu não tem um Nintendo Wii, procure na net o "Guitar Rage", dá pra se divertir pacas

Madame Capoula disse...

Olha eu dei uma "jogadinha" e fui muito mal, talvez precise de uma pouco mais de prática, mas não tenho paciência... se for pra perder tempo, prefiro aprender música de verdade. Masss por outro lado, é melhor que o pessoal mais novo tenha contato com núsicas boas nem que seja pelo game, pois se depender da mídia de massa a coisa fica difícil.