Procurando algo?

domingo, 5 de julho de 2009

RED SPECIAL: Brian May e sua Old Lady

Salve !

Segue artigo interessante sobre como Brian May, excepcional guitarrista do QUEEN, construiu sua própria guitarra. Sem dúvida, esta é sua grande assinatura no livro do rock.


Com certeza a Red Special é uma das guitarras mais famosas e ilustres da historia do rock. Ela foi construída artesanalmente por Brian May juntamente com seu pai, que era especialista em eletrônica.


Ela foi construída com material reutilizado: um pedaço de mogno serviu para construção do braço, um carvalho de uma mesa, uma madeira resistente e clara, para construção do corpo.


Depois de ter o material necessário, Brian resolveu fazer uma guitarra que tinha como objetivo ter uma acústica perfeita, para que o som fosse perfeito: trata-se uma guitarra de corpo semi-sólido, com braço aparafusado, derrubando o mito de que um instrumento com esse tipo de fixação de braço não proporciona tanto "sustain" quanto os colados ou inteiriços.


Seu braço é fixado com um parafuso grande e dois pequenos parafusos internos, sob o seu escudo. Brian implantou algo inovador naquela época que foi a escala com 24 trastes. Nela foi usada um pedaço de carvalho que foi pintada de preto para parecer ébano.


Um dos segredos da guitarra é o "sustain" do instrumento, pelo braço dela ser grosso, baseado num violão. Outro pontointeressante na guitarra é o sistema zero de traste e a pestana que serve para espaçar cordas. Este sistema foi utilizado basicamente para fazer as cordas soltas soarem idênticas às digitadas, além de dividir o atrito vertical elateral em duas peças específicas para cada função. As cordas saem praticamente retas em direção às tarraxas e com ângulo mínimo. Na construção do corpo, que é oco nas laterais, além do bloco central de carvalho, foi utilizado compensado revestido de mogno no tempo e na parte de trás. A ponte foi feita à mão com componentes de motocicleta (molas da alavanca) e até mesmo uma agulha de tricô serviu de matéria-prima (ponta da haste da alavanca). O rastilho é do tipo roller. O escudo é feito de um material preto chamado Perspex, semelhante a baquelite ou acrílico. Os botões foram feitos em torno que havia na escola de Brian.


Os captadores foram feitos pelo próprio Brian, mais logo depois foram substituídos por 3 single-coils Burns. Um detalhe essencial é que eles são ligados em série . Nele há uma chave liga/desliga e uma outra que inverte a fase para cada captador da guitarra, totalizando 6 chaves, com volume e tonalidade máster. O timbre mais utilizado por Brian na guitarra é o de duas bobinas com suas fases invertidas que assim proporciona o efeito de humbucking. Quando se utiliza os três pick-ups simultaneamente, perde-se tal efeito. Por causa disso é dificilmente utilizado nesta configuração.


Nestes últimos tempos a “Old Lady” sofreu uma extensa reforma, que foi realizada pelo luthier australiano Greg Fryer. Ele utilizou os mesmos materiais originais da Red Special. Ele também construiu mais 3 exemplares idênticas da Red Specialpara Brian May. Ele as batizou de Jonh, Paul e George, por causa dos Beatles.


Hoje em dia ela e seu dono não fazem mais tantas apresentações como na época em que Freddie Mercury era vivo, mais sempre que pode "eles" aparecem para a felicidade dos fãs. Com a Red Special Brian fez várias obras de arte. Com os seus solos de guitarra as músicas são inconfundíveis. Brian ganhou vários prêmios por ser mestre naquilo que faz e é considerado um dos melhores guitarrista do mundo.



É isso aí... a idéa é essa !

Alfredo
Os Impublicáveis




Nenhum comentário: