Procurando algo?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tecnologia musical: mocinha ou vilã ? (Parte 1)

Salve !

Recebi esta notícia do Roland (Túnel do Tempo): "O vocalista do Bon Jovi acusou Steve Jobs e a Apple de serem os responsáveis por matar a indústria musical. Em entrevista ao "The Sunday Times", Jon Bon Jovi defendeu também os álbuns como obras completas." (Leia artigo completo: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/888828-jon-bon-jovi-acusa-steve-jobs-de-matar-a-industria-musical.shtml).

O fato é que ainda sou de uma geração que ia às lojas comprar um disco por causa de uma música. Aquela música tocava na rádio (sim, as rádios já tocaram músicas boas...) e, se você a queria ter, teria que comprar o álbum. No começo, escutava só aquela música que você tanto queria e depois começava a conhecer as outras músicas, entendendo melhor a obra. Outro ponto importante a destacar é a arte gráfica. Enquanto escutava as músicas, lia os encartes, as letras das músicas, a ficha técnica, tudo em grande dimensão.

O advento do CD quebrou um pouco, com seu formato menor e, conseqüentemente, sem todo aquele espaço para as informações que os LP's traziam. Muitos CD's deixaram de colocar as letras das músicas.

Com a internet, veio o compartilhamento de arquivos, onde você baixa quais músicas de quais bandas você quer. Ou seja, a menos que você vá pesquisar (também na internet) quem é o artista, sua história e seus detalhes, muitas vezes não se sabe nem a cara que ele tem.
 
Claro que nem tudo são negativas. Essa tecnologia permitiu acesso a coisas que jamais se sonhava ter a alguns anos. Além disso, a rapidez que se consegue a música desejada é praticamente imediata ao seu lançamento em qualquer parte do mundo.

Sem delongar muito, eu gostaria mesmo é de saber a opinião de quem acessa o blog. Você vê esta tecnologia como positiva ou negativa ? – Por quê ? – É legal colocar sua idade, para dar a noção de que geração você pertence (sem pré-conceitos, ok ?!).
 
Comente a vontade !

É isso aí... a idéia é essa !

Alfredo
Os Impublicáveis

P.S.: E olha que eu nem quis entrar no mérito da magia que é colocar um vinil no prato, ouvir aquele chiadozinho hipnotizador e curtir faixa a faixa o LP (long play).

Um comentário:

Baby Chubby disse...

Acho que cada um tem seu lado positivo e negativo.

Quando criança meu sonho era poder ter um toca discos, só escutava músicas que tocavam nas rádios ou nas famosas fitas cassete. Era uma festa quando a música que eu queria tocava, quase como ganhar na loteria!
Hoje a facilidade é grande com a internet, é muito bom podermos ter acesso a tudo, facilita e polpa tempo e dinheiro...

Mas sinto falta do pessoal reunido, cada um com seu disco em volta da "vitrola", essa troca de ideias e referências era muito enriquecedora.

Por isso que existem grupos como o Túnel do Tempo, resgantando o que tinha de bom, pois não da pra literalmente parar no tempo!!

Carolina