Procurando algo?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Rock'n'roll e a MODA

Rock’n’roll e moda andam unidos, grudados, aliás moda e a música são reflexo da sociedade. Conseguimos identificar uma época através das roupas usadas em determinado período. A mesma coisa acontece com a música, com os estilos que vão surgindo, desaparecendo e se renovando com o tempo.

Aí surge aquela dúvida na hora de ir a um show de rock, ou a um bar que tenha um estilo mais temático. Com que roupa eu vou??? (eu que o diga!)Daremos aqui algumas sugestões, ou pelo menos alguns esclarecimentos de vários estilos dentro do rock.

Anos 50
Principais influências musicais: Bill Haley, Chuck Berry, Little Richar, Elvis Presley. Influências de moda: Divas de Hollywood e Pin-Ups.

Em meados dos anos 50 surge o rock com a mistura de blues e country. Rebeldia, contraversão foram as marcas da época. Depois da guerra a busca pela feminilidade ressurge, as mulheres estão mais glamurosas do que nunca! É a minha década favorita tanto em questão musical quanto do vestuário. Mas como usar as influências dessa época sem parecer que saiu direto de um baú velho da vovó?

Dica:
As meninas podem apostar nas saias lápis, que estão super na moda, nas saias levemente godês, nas calças cigarretes, e sempre, sempre marcar a cintura. Pode ser com cintos fininhos ou mais largos, faixas de tecido também estão valendo. Não esqueçam do cílios postiços e boca bem marcada com batom vermelho. Para os cabelos, laços, casquetes, lenços. Aqui a regra é parecer com um diva, com uma pin-up. Quer coisa melhor que isso?



Anos 60

Principais influências musicais: The Beatles, Rolling Stones. Principais influências de moda: Brigitte Bardot, Twiggy.

Depois do surgimento nos Estados Unidos, o rock passa também a ser produzido na Europa, em especial na Inglaterra. Enfim, vieram os Beatles. Se, no início, não passavam de uma cópia de Chuck Berry e Gene Vincent, ao longo dos anos foram desenvolvendo estilo e personalidade próprias, até que estouraram mundialmente.

Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road".

Dica:
Neste período as linhas são mais retas, as saias encurtam, o estilo futurista marca a época. Meninas, podem apostar nas mini saias e mini vestidos com botas longas, maquiagem com os olhos bem marcados e batons clarinhos. Os cabelos não precisam parecer perucas, uma franja de lado com a parte de trás mais elevada já dão um ar da época.















Anos 70

Principais influências musicais: Led Zeppelin, The Doors, Queen, Kiss, AC/DC, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Iron Maiden, Black Sabbath, Motörhead, Sex Pistols, Ramones e muitos outros...
Principais influências de moda: os hippies.

Os anos 70 são marcados pelo fim da inocência no rock, uma explosão de sonoridades e estilos se multiplicam pelo mundo através das bandas que surgem. As inovações são tantas que terei que dividir em vários posts para falar de cada estilo que surge.

Antimoda era palavra-chave, mistura de várias influências, inclusive orientais, roupas de algodão, surradas, alta costura. Tudo era usável e permitido. Liberação total, o famoso droga, sexo e rock’n’roll, acrescentando “to nem aí” pra o que estou vestindo.

Dica:
Para fazer juz aos anos 70, batas coloridas, mangas e calças bocas de sino, vestidos amplos muito coloridos e estampados, bordados feito à mão, tecidos de algodão, cara de desgastado. Nos pés botas, sapatos plataforma e rasteiras também estão valendo, mas sempre muito ornamentados. Nos cabelos faixas, fitas, cordões de couro, flores.









Continua nos próximos capítulos...

Carolina Luz
Os Impublicáveis

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas cadê as dicas masculinas?

Junior