Procurando algo?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rock'n'roll e a MODA - Parte II

Continuando o post anterior sobre moda e rock'n'roll... Nos anos 70 surgiram várias vertentes do estilo, das quais falaremos sobre o Punk Rock, Glam Rock e Heavy Metal.

Punk Rock

O punk quebrou o som feito pra vender, criando algo de poucos acordes e letras oriundas da realidade pobre de jovens desempregados e sem futuro. Criticavam o governo, a educação, os políticos, os impostos, a pobreza, o desemprego, a falta de perspectiva e outros problemas. Contudo, bandas como Sex Pistols, chamavam a atenção das grandes gravadoras, sedentas de dinheiro deste novo som, feito por "drogados e garotos suburbanos".


Este grupo adotou um traje anárquico, louco, desesperado e rasgado, moda dramática e sentimental. O vestuário Punk era um traje-cenário: botas de couro, jeans rasgados, correntes, insígnias nazistas e tatuagem. O couro é o material nobre para o vestuário deste grupo.


Aqui uma versão mais moderna do punk, adaptada para nossa realidade. Já se vê influências de outras correntes, mas a ideia principal ainda é punk. Listras, xadrez, rasgos em lugares estratégicos, estampas de caveiras, correntes, suspensório.





Glam Rock

O glam rock ou glitter rock foi criado na Inglaterra no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70.

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androgenia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a “revolução adolescente" assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama.


Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógena, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane.


Tentei encontrar imagens de moda adaptadas para a nossa realidade, foi uma tarefa bem difícil, não encontrei nada que tivesse a ver com o tema a não ser imagens de drag queen, rsrs... Exagero, exagero e mais exagero, este é o glam rock. Poderíamos montar um visual com muitos pêlos, brilhos, cores e botas de drag queen. Adoooroo!!!



























Heavy Metal

Popularizado nos anos 80 e nascido na Inglaterra, o heavy metal teve sua base no velho e bom rock ‘n roll, apesar de ter se desmembrado do gênero.

O Black Sabbath foi à primeira banda de Heavy metal da historia, embora alguns considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os pais do estilo. Porém, o Black Sabbath foi à primeira banda a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, acordes pesados e solos longos. Sendo assim, junto ao Iron Maiden e Megadeth os precursores do estilo.




Junto ao heavy metal, nasceu uma série de subgêneros, que são: black metal, death metal, doom metal, folk metal, grove metal, power metal, prog metal, speed metal, trash metal e gothic metal.


No heavy metal o preto está sempre presente, couro, tachas, camisetas de banda, coturnos, são os preferidos.
Para as meninas, saias de renda, acessórios com cruz, colete imitando couro, dão o "ar heavy metal".

Sites interessantes para quem gosta de roupas rock'n'roll:
markadiabo, Refuge Rock Wear (Joinville), shrinking, Camiseteria.

Os estilos são muitos, mas a verdade é uma só nunca esquecer de respeitar o estilo do outro!
O próximo post será para os meninos, aguardem...

Carolina Luz
Os Impublicáveis

Nenhum comentário: